artwork Luis Augusto drums, sampler Renato Godoy graphic design Caio Paiva guitar Bruno Schiavo guitar [violão (12 and 6)], voice, keyboards Negro Leo guitar, flute, kalimba, guitar [violão (12 and 6)], voice Thiago Nassif guitar, guitar [violão (12 and 6)], piano [pocket], performer [cigarbox] Guilherme Lirio guitar, whistling, percussion, performer [cigar paper], acoustic guitar [violão (nylon)] Caio Paiva mixed by Thiago Nassif performer [playback, k7] Lucas Pires recorded by Bruno Schiavo recorded by Lê Almeida recorded by Thiago Nassif text by Bernardo Oliveira Recorded At Alto Da Boa Vista Recorded At Estúdio Copan Recorded At Escritório Gravado no Alto Da Boa Vista (Thiago Nassif), Copan (Bruno Schiavo) Escritório (Lê Almeida)
Todos os txts foram extraídos da bíblia sagrada.
Vós sois deuses
I o pragmatismo nos anima: rivalizar aqui e agora com o neopentecostalismo e as leituras atuais do antigo testamento, as restrições morais impostas por uma interpretação supersticiosa do livro sagrado. disse jesus de nazaré: “antes q abraão fosse, eu sou”.
II rivalizar com a chantagem do mal — “ele era homicida desde o princípio”.
III as novelas da record não mentem — o rei david, os dez mandamentos, o templo de salomão, a barba e o quipá do bispo macedo indicam a importação gradual e programada deste deus da ira.
IV negamos o deus da ira, abraçamos o deus de jesus de nazaré e de jorge ben: “deus é a vida, a luz e a verdade. deus é o amor, a confiança e a felicidade.”
V o antigo testamento não nos serve hoje como inspiração suprema. não revela uma religião do amor, mas do ódio. é isto que queremos lhe dizer, irmão de cor. a escravidão persiste neste horizonte sombrio.
VI (hey! pagão: olhe em torno e conte nos dedos seus amigos negros).
VII o novo testamento destitui as leis do antigo testamento. a reversão é completa. no antigo testamento, deus não tem nome — daí a aniconia, a iconofobia. mas para jesus de nazaré, este materialista delirante, a reviravolta é ainda mais imprevista: vós sois deuses”.
VIII “a nova lei comparada à antiga”, é a lei do amor, da tolerância, da grandeza e da solidariedade individual e coletiva. “vós sois deuses” porque somos parte e todo da divindade. a conexão das mentes com a natureza inteira e não apenas com os sacerdotes milionários e os profetas do capital.
IX o pragmatismo nos anima: no horizonte se vê o grande espectro da escravidão. hoje as irmãs negras e os irmãos negros estão na igreja. se ajudam uns aos outros. levam o irmão doente ao hospital, quebram a barra da irmã negra na feirinha. eles enxergam uma vida para além do crack. o poder da palavra penetra em suas condutas. retiram-se de uma vida de privações (ausência de perspectiva) para uma vida de restrições (perspectivas mediadas).
X jesus disse: “eu não julgo a ninguém”.
XI “por que pede esta geração um sinal?” porque ainda portamos as marcas da escravidão. trabalhar cansa.
XII irmã e irmão negro que hoje professa a religião neopentecostal. diga não a este deus da crueldade e da intolerância cínica. abrace jesus de nazaré, o deus do amor, da tolerância, da concórdia. diga ao pastor, como disse jesus: “eu não sou deste mundo”.